Prefeitura vai construir praça com monumento de bailarina em tamanho real no Centro de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Monumento em homenagem à dança será instalado em novo espaço de lazer na cidade
Em celebração ao Dia Mundial da Dança, que ocorre nesta segunda-feira (29/4), o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin estarão presentes na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, localizada na av. José Vieira, 315, no bairro América, às 8h30, para assinar a Ordem de Serviço que dará início às obras da tão aguardada "Praça da Bailarina".
Localizada no cruzamento da Av. Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março, a praça não apenas revitalizará o espaço urbano, mas também prestará uma homenagem à arte da dança. Um dos destaques será o monumento de uma bailarina em tamanho real, que está sendo construído com o uso de tecnologia de ponta de manufatura aditiva a laser, uma espécie de impressão 3D feita com metal.
A modelo para a confecção da peça é a joinvilense Thaís Diógenes, solista da Ópera de Kazan, na Rússia, que se formou na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil em 2011. Thaís estará presente no evento de assinatura da Ordem de Serviço.
A tecnologia de manufatura aditiva a laser é uma das mais avançadas do mundo, oferecida pelo Senai/SC. A impressão da bailarina está sendo realizada por peças, incluindo pés, mãos, cabeça e cintura. O processo de impressão da cintura, por exemplo, levou sete dias e resultou em uma peça com cerca de 13 centímetros de altura.
Após a impressão, a equipe do Senai/SC ficará responsável pela montagem da estrutura, com apoio da empresa Docol para a finalização da peça. Além do monumento, a Praça da Bailarina contará com um espelho d’água ao redor do chafariz, destacando ainda mais a obra central.
Com uma área de 481m2, o espaço será revitalizado e receberá instalações como novo piso, mobiliário urbano, bancos, floreiras e defensas metálicas. O projeto, concebido pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) com apoio de outras secretarias, conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, Senai/SC e Docol.

Deixe seu comentário